quinta-feira, fevereiro 9

Atos 9.1-43



"Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu."
                                                    Atos 9:1-9


Saulo, como podemos descreve lo era um homem que usava toda sua força para destruir o crescimento do Reino de Deus, mas foi nessas atitudes de Saulo que o senhor Jesus viu uma boa oportunidade de ser glorificado através de Saulo de Tarso. Paulo como era chamado teve um encontro com o próprio Senhor Jesus, de maneira que não conseguia ver com seus olhos mas pode ouvir claramente o recado que Jesus pessoalmente o falou, que por sinal fez com que o jeito de Paulo de ser e pensar houvesse uma mudança total e radical.


"Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos."
                                                 Atos 9:10-19


A fama de Paulo já havia percorrido todos os lugares aonde o nome de Jesus era pregado, Ananias um dos discípulos de Cristo que pragava na cidade aonde Saulo estava se recuperando do susto que teve no caminho, mesmo tendo recebido uma revelação através de sonho por intermédio do próprio senhor Jesus teve muita cautela para se aproximar de Saulo pois sabia quem ele era e como agia com os escolhidos de Deus, Ananias guiado pelo Espírito Santo obedeceu ao Senhor Jesus e levou Saulo a ser mais um servo do Deus vivo, se batizando e reconhecendo Jesus como seu único salvador.


"E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes? Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo. Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem. Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha."
                                                Atos 9:20-25


Como podemos ver Saulo logo começa propagar tudo o que se passou em sua vida no caminho aonde Jesus se apresentou para ele e confessando que somente Cristo é o único salvador, muitos cristãos não acreditavam no que estavam vendo e ouvindo pois sabiam quem era e como agia, porem Saulo cada vez mais se fazia saber quem era Jesus e que somente nele estava o verdadeiro caminho para vida eterna, por este grande motivo muitos procuravam tirar-lhe a vida.


"Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida. Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesaréia e dali o enviaram para Tarso."
                                                Atos 9:26-30


Paulo chegando a cidade aonde todos os apóstolos se encontravam juntos provocou entre eles um certo temor pois era como que algo inacreditavel o Saulo de Tarso temível perseguidor proclamar Jesus Cristo, porem todos se renderam e o receberam como irmão em Cristo.


"A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número."
                                                    Atos 9:31


E com isso cada vez mais o Reino de Deus era agraciado com a multidão de novos convertidos.


"Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida. Encontrou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou. Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor."
                                               Atos 9:32-35


Podemos constatar aqui uma belíssima manifestação da gloria de Deus, um homem que a mais de nove anos estava em um leito sem poder andar com suas próprias pernas, ele se levantou e andou em nome de Jesus o filho de Deus e muitos eram libertos e passavam a servir ao Rei dos Reis.




"Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo. Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco. Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva. Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor. Pedro ficou em Jope muitos dias, em casa de um curtidor chamado Simão."
                                                 Atos 9:36-43


A manifestação do poder Deus na vida de todos os que criam aumentava cada dia mais e com muitos sinais e muitas libertações e a multidão de pessoas que se rendiam ao Rei dos Reis crescia cada vez mais.


Que Deus venha nos guiar neste estudo, assim seja!


                        Por Raimundo Sousa


(click aqui)>Coloque nomes na minha pagina de oração,"E a oração da fé salvará o enfermo"

É SÓ CLICAR EM Participar deste site:

MENSAGENS DO BLOG