" Tomou, o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éder para o cultiva e guarda a terra."
Genesis 2:15
O trabalho faz parte do proposito de Deus para a humanidade desde o começo da criação, e é visto no antigo testamento como uma provisão da sabedoria Divina.
A entrada do pecado transformou o trabalho de alegria em fardo, conforme o livro de Genesis;
" E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás."
Gênesis 3:16-19
Embora não seja mal em si, perdeu seu verdadeiro valor.
Quando se torna um fim em si mesmo resulta em idolatria, conforme falou o sábio Salomão em Eclesiastes " Empreendi grandes obras;
"...Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas..."
Eclesiastes 1:16
Mas mediante a redenção de Cristo, o trabalho, foi novamente transformado.
" Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado". Efésios 4:28
Para o crente em Jesus Cristo, tarefas comuns passam a ser um serviço a Deus e por isso devem ser realizadas em sua honra.
"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo".
colossences 3:23-24
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!